terça-feira, 16 de março de 2010

Grandino


JOÃO GRANDINO RODAS
REITOR DA USP

O novo reitor da Universidade de São Paulo, USP, o maior centro de produção  científica  do Brasil e da América do Sul, tomou posse do cargo no dia 25.01.2010.
O Prof.  Dr. Rodas prometeu  cumprir o seu mandato de quatro anos, de portas abertas para todos, instaurando o diálogo construtivo. Prometeu algo que não se  vê mais  nos gestores públicos, ou se vê  raramente: servir a Universidade e não servir-se da Universidade:
Non ministrari sed ministrare
Prometeu atuar e se relacionar com os seus comandados, não como superior, mas como igual: “primus inter pares
Rodas é um homem de princípio, um homem de caráter, um homem coerente.
Um homem comprometido com  o bem-comum, um homem solidário.

Na USP, como em todas as instâncias do poder,  degladiam-se  forças antagônicas e interesses conflitantes. Cabe ao reitor, como aos diretores de unidades, harmonizar os conflitos, a bem da nação. Nem sempre é fácil, quando os interesses  são partidários.
O Prof. Dr. Rodas conhece muito bem o mundo plural e multipolar em que vive.
Ele saberá conviver com as posições antagônicas, ainda que, muitas vezes irreconciliáveis. O diálogo, bem conduzido, firme e suave, respeitoso e generoso, abre caminhos... Os romanos diziam  que o educador  deve agir “suaviter et fortiter”.

O Prof. Rodas  foi aluno do Ibaté (1960/61)
Foi meu colega de turma no curso de Filosofia dos Jesuítas (1970).
Antes da posse, convidou os ex-colegas de Ibaté,  para uma confraternização litúrgica, numa sala de reuniões da Congregação da Faculdade de Direito, do Largo S.; Francisco, onde era Diretor.

A tomada de posse do novo reitor, aconteceu, festivamente, na majestosa Sala São Paulo, a mais nobre sala de espetáculos musicais  da cidade.
A cerimônia foi abrilhantada pela Orquestra  Filarmônica da USP.
O Prof. Rodas reservou 60 convites para os ex-colegas do Ibaté, apesar  de serem disputadíssimos os convites  para tão solene  e importante cerimônia.

O Prof.  Grandino Rodas é mais um fruto saboroso  e uma semente  que saiu dos Seminários  do Brasil e foram ou  são e ainda serão grandes baluartes do saber, de competência e de ações, que mudam os destinos  do país , nos rumos  de um mundo melhor, com mais  prosperidade, sabedoria e bem-estar para todos.

Prof. Dr. João Grandino Rodas, saudamo-lo efusivamente e desejar-lhe uma gestão dinâmica e positiva, que faça a Universidade de São Paulo, um pólo de saber ainda mais apto a atender às necessidades científicas, tecnológicas e humanísticas do Estado de São Paulo e do Brasil.
A nossa USP ainda é, de fato, uma das Instituições universitárias  que honram o Brasil e o Mundo.
Gostaríamos que, ao final de sua gestão, em 1914, nos convidasse novamente, para uma Celebração de Confraternização, por sua gestão a frente de tão alta e nobre instituição.
São Paulo, Fevereiro/2010
Prof. Dr. José Jorge Peralta
(Professor aposentado da USP)
Diretor do Instituto Edubraz e
do Instituto Tropical do Pensamento Contemporâneo.

Nota: para compor esta crônica, servimo-nos de reportagens da imprensa e consulta na crônica dos colegas Alfredo Barbieri e Tomaz de Aquino Toledo, publicada no Jornal “ECHUS do Ibaté” nº 106.
A Fotografia foi captada no Google e é de autoria de Ernani Coimbra.
[Texto em construção]

Nenhum comentário:

Postar um comentário