sábado, 13 de março de 2010

Língua Internacional


O GRANDE DESPERTAR 
DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO
Como Língua Internacional

J.Jorge  Peralta


1. O Século XXI é o século da competitividade, em todos os campos, desde o comercial e industrial, até o mundo do saber, entrando pelo mundo muito específico das Línguas Naturais.
É que as pessoas, hoje, além da língua materna, precisam dominar uma segunda língua, para poderem garantir o  seu espaço, no mundo globalizado, no mundo do trabalho e no acesso à cultura.
Por outro lado, os países descobriram que  Língua é Poder, é um patrimônio que pode fazer a riqueza da nação. Isto dá origem a mais progresso, com mais disputas e  mais emulação dos que têm auto-estima.
Nós temos um grande  produto para oferecer ao Mundo: a versátil e sonora Língua Portuguesa, da qual Miguel de Cervantes declarou enfático: “é a língua mais sonora que existe no mundo”
Com 260 milhões de  falantes, a Língua Portuguesa é hoje a terceira maior  potência do Ocidente.

2. Há mais de quatro décadas, os americanos e os ingleses perceberam  o valor econômico da difusão de sua língua pelo mundo, para veicular seus produtos e negócios .
Investiram alto e espalharam escolas por toda a parte, por todos os países, de modo especial, nos países latinos. Foi a senha para vender toda a espécie de produtos, inclusive e talvez principalmente, produtos culturais: livros, filmes, discos, etc, etc.
O inglês e a cultura americana entraram pelo então 3º mundo, como uma avalanche.
Abriram um imenso mercado de trabalho nas escolas, nas universiades, no mundo.

3. Há pouco mais de duas décadas foi a vez dos espanhóis despertarem para esse mercado, promissor.
Todos sabem que dominar uma segunda língua, agrega valores, para a pessoa e para o país titular dessa segunda língua,  que se expande, expandindo negócios.

4. Finalmente chegou a vez de a Língua Portuguesa assumir seu status natural de Língua Internacional. Aliás a Língua Portuguesa foi a primeira  que desempenhou, com galhardia, a função de Língua Internacional, no século XVI, prolongando-se até  o século XVIII,  em ascensão. Ainda hoje mantém esse status, mas um tanto enfraquecido, sem expansões, em novos territórios. Após o início da Guerra Colonial, entraram em depressão todos os países lusófonos.
No “25 de Abril”, manteve-se a depressão.
Os problemas políticos, aliados a muita infâmia, foram os grandes algozes da Língua e da Cultura de Língua Portuguesa.
Ensaiam-se agora seus grandes voos internacionais, a partir  principalmente do Brasil e  de Portugal, com Angola e Moçambique por perto. Logo vêm Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné e Timor Leste.

5. Hoje a situação já é outra, bem mais promissora. Grandes expectativas vão se abrindo. Por todo o globo, (Índia, Japão, China, etc, etc), começam a ser implantados e a ser muito procurados cursos de Língua Portuguesa,  embora, ainda, com precário apoio oficial.. 
Há uma grande carência de professores de Português. 
Grandes “mercados” estão se abrindo, nos países lusófonos, no Brasil, em Angola, em Moçambique, etc, etc.
O Brasil e Portugal, juntos, precisam traçar a grande Política do Idioma, para ser implantada imediatamente. Não podemos perder mais  uma vez o trem da história, ou o cavalo que passa arreado.

6. A Língua Portuguesa, embora com muito atraso, está em vésperas de se tornar língua oficial da ONU.
Na União Africana, a Língua Portuguesa já é utilizada regularmente. O que falta muitas vezes são tradutores. O IILP já providencia a formação de tradutores.
7. O inglês já é a principal segunda língua do mundo. Mas muitos não  mais se contentam com uma só segunda língua e buscam outras, como o português. São muitos. Não podemos frustá-los.
A localização geográfica dos  países de Língua Portuguesa, em todos os continentes, é uma grande vantagem: um grande triunfo.
Na busca da segunda língua de comunicação internacional, a Língua Portuguesa desponta como objeto de desejo  para milhões de pessoas,  pela sua versatilidade e por sua beleza arquitetônica, sonora e expressiva.
Só no Senegal, há 15 mil pessoas aprendendo a Língua Portuguesa.
Não podemos pensar na difusão  da Língua Portuguesa apenas da perspectiva humanistica ou afetiva. Temos de pensá-la como força de intercâmbio cultural e de comunicação e como língua de negócios que é o que mais move o nosso tempo.

8. O motivo da busca do português é também econômico. Neste sentido “o português está a tornar-se “uma  mais-valia economica”, diz o Secretário Executivo da CPLP,  Domingos Simões Pereira.
Diz ele que a Língua Portuguesa  hoje “não é só uma questão de nostalgia, de afeto”. Traz  “ganhos econômicos efetivos”.
E acrescenta:  é importante a Língua Portuguesa, na Lusofonia, pois “valemos muito mais,  quando falamos a uma só voz”. (Diário de Notícias fev. 2010).

9. Esta é, pois, a hora e a vez de a Língua Portuguesa se assumir efetivamente, como língua de intercâmbio entre todas as nações, em nível cultural e econômico. Os mercados dos povos de Língua Portuguesa vão assumindo seu papel, no mundo globalizado; vão se destacando  e vão despertando o interesse do mundo inteiro. 
É muito interessante o presidente do Brasil falar sempre em português. É assim que deve ser.

10. O Brasil é um caso típico. O mundo olha o Brasil, como uma das mais promissoras economias do mundo. Vê aí um país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de terras boas e produtivas, e 195 milhões de habitantes. O Brasil tem uma economia pujante  e promissora. É um mercado fantástico, em grande expansão.
Com muitas carências, é verdade, mas também com muitas riquezas. Pode  superara as carências,  com  uma educação melhor e com menos corrupção.
 Tudo isso agrega grandes valores à Língua Portuguesa. 
Mais importante é o Brasil, um país continente,  ser um país de uma só língua, de Norte a Sul e de Leste a Oeste do país.
Malgrado esta situação otimista e promissora, as nossas Agências  e Empresas especializadas ainda não despertaram para este mercado, para valer. Faltam Conselheiros e faltam Consultores na área.
11. Acabo de visitar o SALÃO DO ESTUDANTE, que se realiza anualmente em São Paulo.
Nesse Salão se oferecem cursos de língua estrangeira e cultura. Lá estavam, com destaque, empresas (escolas) do Canadá, Estados Unidos,  Inglaterra  e Espanha. Havia empresas também do Japão, da China, da Irlanda. 
Esperava encontrar lá o Instituto Camões, o Instituto Machado de Assis, e até a CPLP, para dizer aos estudantes o que em Portugal e no Brasil  se faz para ensinar o Português, como segunda língua, pelo mundo afora. ( O Instituto Cervantes estava lá).
Portugal e o Brasil precisam divulgar sua consciência da importância da Língua Portuguesa, no mundo globalizado. É uma grande marca, um grande marco e uma grande Bandeira...
12. Sugerimos que o Instituto Camões participe ativamente  desses Encontros, de alta afluência  de visitantes, para ir despertando a sociedade para o papel da Língua Portuguesa no mundo, e para a vocação internacional de nossa língua, também como língua de negócios, além de língua de cultura.
  Não podemos deixar de conhecer e de exaltar a Língua Portuguesa, como versátil instrumento de intercâmbio e coesão social.
Nota: Texto patrocinado pelo Instituto Globilíngua

São Paulo, 07 de março de 2010
Prof. Dr. José Jorge Peralta

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